terça-feira, 17 de maio de 2011

O que é um loop de roteamento?

Um loop de roteamento é uma condição em que um pacote é transmitido continuamente em uma série de roteadores, sem sequer alcançar sua rede de destino desejada. Um loop de roteamento pode ocorrer quando dois ou mais roteadores têm informações de roteamento que indicam de forma incorreta que um caminho válido para um destino inalcançável existe.




O loop pode ser resultado de:
  • Rotas estáticas configuradas incorretamente
  • Rota configurada incorretamente - "redistribuição" (redistribuição é o processo de entregar as informações de roteamento de um protocolo de roteamento para outro. Ele é discutido em cursos de nível CCNP)
  • Tabelas de roteamento inconsistentes que não estão sendo atualizadas devido a uma convergência lenta em uma rede variável
  • Rotas de descarte incorretamente instaladas ou configuradas 

Os protocolos de roteamento do vetor de distância são fáceis de operar. Sua simplicidade resulta em desvantagens de protocolo, como loops de roteamento. Os loops de roteamento não chegam a ser um problema em protocolos de roteamento link-state, mas podem ocorrer em determinadas situações.

Nota: O protocolo IP tem seu próprio mecanismo para impedir a possibilidade de um pacote atravessar a rede indefinidamente. O IP tem um campo Tempo de vida (TTL, Time To Live) e seu valor é reduzido de 1 em cada roteador. Se o TTL for zero, o roteador irá descartar o pacote.

Quais são as implicações dos loops de roteamento?

Um loop de roteamento pode ter um efeito devastador em uma rede, resultando em um desempenho de rede inferior ou até mesmo em uma indisponibilidade de rede.

Um loop de roteamento pode criar as seguintes condições:
  • A largura de banda de link será usada para loops de tráfego alternado de um lado para outro entre os roteadores em um loop.
  • A CPU de um roteador será estendida porque os pacotes entraram em loop.
  • A CPU de um roteador será sobrecarregada com encaminhamentos de pacote inúteis que afetarão a convergência da rede de forma negativa.
  • As atualizações de roteamento podem ser perdidas ou não ser processadas em tempo hábil. Essas condições introduziriam loops de roteamento adicionais, piorando a situação.
  • Os pacotes podem ser perdidos em "buracos negros".
Como você pode ver, os loops de roteamento consomem largura de banda e recursos do roteador, resultando em uma rede lenta ou que não responde.

Há vários mecanismos disponíveis para eliminar loops de roteamento, principalmente com protocolos de roteamento do vetor de distância. Esses mecanismos incluem:
  • Definição de uma métrica máxima para impedir a contagem até o infinito
  • Temporizadores de hold-down
  • Split horizon
  • Route poisoning ou poison reverse
  • Atualizações disparadas


Fonte: CCNA Exploration 4.0 - Módulo 2 - Capítulo 4

9 comentários:

  1. Ficou bom, mas senti falta de mais comentários sobre a causa do loop na rede.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Loop de roteamento é quando você envia um pacote de um roteador chamado R1 por exemplo, e você quer que esse pacote chegue em outro roteador que vamos chamar de R2. O loop de roteamento faz com que o pacote não chegue no seu destino, visto que ele não consegue encontrar uma rota para tal destino e assim o pacote fica vagando na rede sem chegar ao seu destino.

      Excluir
  3. Faltou o a forma como os equipamentos estão interligados. Se a distribuição estiver mal feita pode causar loop também. Ex: Core, Distribuição e Acesso.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do exclarecimento sobre Loop, continue postar mais conteudos relacionado a rede.

    ResponderExcluir
  5. loop e quanto dois roteadores não conseguem se comunicar estão distante um do outro da falha nos pacote de rede

    ResponderExcluir
  6. Não entende exatamente sobre loop na rede

    ResponderExcluir