sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diferença entre Unicast, multicast e broadcast

De forma bastante resumida consegui explicar e exemplificar os conceitos de comunicação em redes comutadas, que são essenciais para quem trabalha com Redes de Computadores. 

A comunicação de uma rede comutada é feita de três formas: unicast, multicast e broadcast:

Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor. A transmissão unicast é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.



Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios colaborativa, com base em rede.


Broadcast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol) envia para todos os computadores em uma rede local.

 
Espero ter ajudado!


Fonte: CCNA Exploration 4.0 na parte de Comutação e Rede Local - Configuração e Conceitos Básicos de Switch.

33 comentários:

  1. Exemplo mais simples eu acho assim:
    Broadcast são dados enviados para todos não importa se você solicitou ou não, ele envia para todos.

    Multicast, ele envia para um determinado grupo.
    Exemplo: Facebook, quero enviar para todas as pessoas da areá de Redes, um determinado assunto, isso quer dizer que no Multicast, ele irá enviar o assunto apenas para o grupo de Redes, diferente do Broadcast que iria enviar para todos os grupos, como Designer, Analista de sistema e etc...

    Espero que possam entender melhor. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin,
      Seu exemplo também é bom, porém faltou dizer que para enviar dados em quaisquer situação é utilizado somente um remetente.
      Abs

      Excluir
  2. Curti o exemplo, Franklin! E curti demais o artigo! :) Parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, o artigo ficou muito bem resumido e bem simples de entender.

    ResponderExcluir
  4. Massa material simples e sem complicações para explicar vaeleu.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. É um pacote de dados (é a informação transmitido entre as maquinas)Ex:Um ping que vc dá no CMD do windows ele enviará 4 pacote de dados(quadro) pra o endereço especificado.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O Protocolo SMTP faz parte do padrão Unicast? Acho que não, pois quando se envia um E-mail para vários amigos (vários e-mails) simultaneamente, creio que se enquadra no padrão Multicast.

    ResponderExcluir
  8. Amigo seu canal é muito bom, parabens.

    ResponderExcluir
  9. como é possível obter melhor desempenho na comunicação multicast através da replicação de dados ?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Quero por uma câmera ip no pet da minha mãe, tenho como mandar o link ou algo parecido para o cliente visualizar a imagem da câmera em tempo real? O cliente irá visualizar o seu animalzinho durante o banho e tosa. Obrigado desde ja.

    ResponderExcluir