sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Half Duplex e Full Duplex

Half Duplex e Full Duplex - Configurações bidirecionais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: half duplex e full duplex. Abaixo segue as descrições das duas configurações bidirecionais disponíveis em equipamentos de rede modernos.


Half duplex: A comunicação em half duplex depende do fluxo de dados unidirecional quando o envio e o recebimento de dados não são executados ao mesmo tempo. Isso é semelhante à forma de funcionamento de walkie-talkies ou rádios bidirecionais à medida que apenas uma pessoa pode falar por vez. Se alguém fala com outra pessoa já falando, ocorre uma colisão. Dessa forma, a comunicação em half duplex implementa CSMA/CD para ajudar a reduzir o potencial de colisões e as detectar quando elas acontecerem. A comunicação em half duplex tem problemas de desempenho devido à espera constante, porque os dados só podem fluir em uma direção por vez. A conexão em half duplex costuma ser vista em hardwares mais antigos, como hubs. Os nós acoplados a hubs que compartilham sua conexão com uma porta de switch devem funcionar em modo half duplex porque os computadores finais devem ser capazes de detectar colisões. Os nós poderão funcionar em um modo half duplex se a placa de rede não puder ser configurada para operações em full duplex. 
Nesse caso, a porta no switch também usa como padrão um modo half duplex. Por causa dessas limitações, a comunicação em full duplex substituiu half duplex nos hardwares mais atuais.


Full duplex: Na comunicação em full duplex, como o fluxo de dados é bidirecional, os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. O suporte bidirecional aprimora o desempenho, reduzindo o tempo de espera entre as transmissões. Grande parte das placas de rede Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet vendidas atualmente oferece recursos em full duplex. No modo full duplex, o circuito de detecção de colisões é desabilitado. Os quadros enviados pelos dois nós finais conectados não podem colidir porque os nós finais usam dois circuitos separados no cabo de rede. Cada conexão em full duplex usa apenas uma porta. As conexões em full duplex exigem um switch que suporte full duplex ou uma conexão direta entre dois nós em que cada um suporte full duplex. Os nós acoplados diretamente a uma porta de switch dedicada com placas de rede que suportam full duplex devem ser conectados a portas de switch configuradas para funcionar no modo full duplex.



A eficiência da configuração Ethernet compartilhada, padrão, baseada em hub costuma ser de 50 a 60 por cento da largura de banda 10-Mb/s. A Fast Ethernet em full duplex, em comparação com a largura de banda de 10-Mb/s, oferece 100 por cento de eficiência em ambas as direções (100-Mb/s na transmissão e 100-Mb/s na recepção).


Fonte: CCNA Exploration 4.0 na parte de Comutação e Rede Local - Configuração e Conceitos Básicos de Switch.

19 comentários:

  1. Tem Unicast, que só envia não recebe dados.
    Exemplo: Controle remoto, Monitor de Computador, Rádio.
    Half-Duplex: Envia e recebe arquivos, mais um de cada vez, enquanto ele envia não pode receber.
    Exemplo: NexTel, Hub.
    Full-Duplex: Envia e recebe arquivos simultaneo.
    Telefone, Switches.

    Acho que isso está bem resumido. =D

    Espero ter ajudado.
    É Isso?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom adorei a explicação, estou pensando em colocar todos os micros do meu trabalho nessa ordem, são sete maquinas ligada ao servidor através do Switch onde tem um banco de dados no servidor que é alimentado por todos os terminais.
    Tem chance do sistema fica lento ou começar a da erro.
    Pois o Intuito meu é de melhorar o desempenho do sistema.

    ResponderExcluir
  3. ola tenha uma divida numa pergunta de um professor sei o que é full e half mais ve se podem me ajudar
    a pergunta é a seguinte
    uma empresa que utiliza video conferencia como instrumento de comunicação está utilizando que tipo de comunicação justifique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá , vamos supor que X ,Y e Z esteja numa video conferencia , sendo que cada letra representa um computador tablet ou smartphone , a banda de todos é full duplex , porque a half duplex de Y não suportaria transmitir e receber dados do servidor que hospeda a chamada ( por exemplo : Skype ) e isso tornaria impossivel o contato com X e Z . Espero ter lhe ajudado

      Excluir
    2. karaio, 'sei o que é full e half' e pergunta oq é uma vídeo conferencia?
      É mais facil vc falar que nao sabe e perguntar namoral né zézão !

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meus amigos, por favor me digam se tem como à ver comunicação entre half-duplex e full-duplex, sem concentrador, cabo direto

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma dúvida ,Em qual situação half-duplex e a full-duplex são utilizadas???

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma dúvida ,Em qual situação half-duplex e a full-duplex são utilizadas???

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma dúvida ,Em qual situação half-duplex e a full-duplex são utilizadas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haf-Duplex:radio de comunicação portatil
      Ful-duplex:telefones

      Excluir
  9. quando uma pessoa faz uso de um fórum de discussão na internet,qual tipo de comunicação está sendo usado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Full Duplex , há envio e recebimento de dados(informações) simultaneamente em um fórum de discussão de internet.

      Dá pra ver por caracteristica também.

      Half Duplex= envia e recebe arquivos porém um processo de cada vez , quando se está enviando por exemplo não pode tá recebendo simultaneamente , é uma limitação do Half duplex , ele é a evolução do simplex.

      Ja o Full Duplex há o envio e recebimento de dados/informações simultaneamente de forma mais rápida e prática , é atualmente o meio mais utilizado hj em dia.

      Excluir