quinta-feira, 19 de maio de 2011

EIGRP - Protocolo de Roteamento de Gateway Interior Aprimorado

O Protocolo de gateway interior aprimorado (EIGRP, Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) é um protocolo de roteamento classless de vetor de distância que foi lançado em 1992 com IOS 9.21. Como sugere seu nome, o EIGRP é um aprimoramento do Protocolo de roteamento de gateway interior (IGRP, Interior Gateway Routing Protocol) da Cisco. Ambos são protocolos proprietários da Cisco e operam somente em roteadores Cisco.


O propósito principal no desenvolvimento do EIGRP da Cisco era criar uma versão classless do IGRP. O EIGRP inclui diversos recursos que geralmente não são encontrados em outros protocolos de roteamento de vetor de distância como o RIP (RIPv1 e RIPv2) e IGRP. Estes recursos incluem:
  • O Protocolo confiável de transporte (RTP, Reliable Transport Protocol)
  • Atualizações associadas
  • Algoritmo de atualização por difusão (DUAL, Diffuding Update Algorithm)
  • Estabelecimento de adjacências
  • Tabelas de vizinho e topologia
Embora o EIGRP possa atuar como um protocolo de roteamento link-state, ele ainda é um protocolo de roteamento do vetor de distância.

Nota: O termo protocolo de roteamento híbrido é às vezes utilizado para definir o EIGRP. Porém, este termo é impreciso porque o EIGRP não é um híbrido entre os protocolos de roteamento de vetor de distância e link-state – ele é somente um protocolo de roteamento do vetor de distância. Portanto, a Cisco já não está utilizando este termo para referir-se ao EIGRP.

O exclusivo protocolo RTP do EIGRP fornece uma entrega confiável e não confiável de pacotes EIGRP. Além disso, o EIGRP estabelece relações com roteadores diretamente conectados que também estão utilizando o EIGRP. São utilizadas relações de vizinhança para monitorar o status destes vizinhos. O RTP e o monitoramento de adjacências de vizinho definem a etapa para o trabalho do EIGRP, o Algoritmo de atualização por difusão (DUAL).

Na condição de mecanismo computacional principal do EIGRP, o DUAL permanece no centro do protocolo de roteamento, garantindo caminhos sem loop e caminhos de backup ao longo do domínio de roteamento.


FORMATO DA MENSAGEM DO EIGRP

A porção dos dados de uma mensagem EIGRP é encapsulada em um pacote. Este campo de dados é chamado de Tipo/Tamanho/Valor ou TLV (Type/Length/Value). Como mostrado na figura, os tipos de TLVs relevantes para este curso são os Parâmetros do EIGRP, Rotas IP Internas e Rotas IP Externas. Os componentes do campo de dados de TLV são discutidos mais a fundo na próxima página.

O cabeçalho do pacote EIGRP é incluído em todos os pacotes EIGRP, independentemente de seu tipo. Os cabeçalho do pacote EIGRP e TLV são então encapsulados em um pacote IP. No cabeçalho de pacote IP, o campo de protocolo é definido como 88 para indicar EIGRP e o endereço de destino é definido para o endereço de multicast 224.0.0.10. Se o pacote EIGRP for encapsulado em um quadro Ethernet, o endereço MAC de destino também será um endereço multicast: 01-00-5E-00-00-0A.


MÓDULOS DEPENDENTES DO PROTOCOLO PDM

O EIGRP possui a capacidade de rotear vários protocolos diferentes inclusive IP, IPX e AppleTalk utilizando Módulos dependentes do protocolo (PDM, Protocol-Dependent Modules). Os PDMs são responsáveis pelas tarefas de roteamento específicas para cada protocolo de camada de rede.

Por exemplo:
  • O módulo de IP-EIGRP é responsável por enviar e receber pacotes do EIGRP que são encapsulados em IP e por utilizar DUAL para criar e manter a tabela de roteamento IP. Como você pode ver na figura, o EIGRP utiliza diferentes pacotes EIGRP e mantém vizinho, topologia e tabelas de roteamento separados para cada protocolo de camada de rede.

TIPOS DE PACOTES RTP E EIGRP

O Protocolo de transporte confiável (RTP, Reliable Transport Protocol) é o protocolo utilizado pelo EIGRP para a entrega e o recebimento dos pacotes EIGRP. O EIGRP foi criado como um protocolo de roteamento independente de camada de rede; portanto, não pode utilizar os serviços de UDP ou TCP porque o IPX e Appletalk não utilizam protocolos da pilha TCP/IP. A figura mostra conceitualmente como o RTP funciona.

Embora "Confiável" faça parte de seu nome, o RTP inclui entrega confiável e entrega não confiável de pacotes EIGRP, semelhante ao TCP e UDP, respectivamente. O RTP confiável exige que uma confirmação seja confirmada pelo receptor ao remetente. Um pacote RTP não confiável não exige uma confirmação.

O RTP pode enviar pacotes como unicast ou multicast. Os pacotes multicast do EIGRP utilizam o endereço de multicast reservado 224.0.0.10.


Fonte: CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário