Nó: cada um dos computadores ou outros dispositivos que se interligam  em uma rede. Estes dispositivos podem ser, entre outros: impressora,  fax, telefone, hub, roteador, chave ou switch, bridge ou ponte.
   Meio físico: é o sistema de comunicação que une os nós de uma rede. É  qualquer meio capaz de transportar informações eletromagnéticas. Pode  ser fio, cabo coaxial, fibra óptica e o próprio ar.
   Protocolo:  conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou  especificações formais que governam a comunicação entre os nós de uma  rede.
Uma rede de computadores envolve a interconexão entre dois ou mais  micros, o que permite a troca de dados entre essas unidades e otimiza os  recursos de hardware e software. Deve ter regras básicas que garantam o  envio seguro de informações. Para ser eficiente, ela precisa que os  dados transitem de um computador para outro sem que sofram danos. Também  é necessário que a rede seja capaz de determinar corretamente para onde  as informações estão indo. Além disso, os computadores interligados tem  que poder se identificar uns aos outros e deve existir um modo  padronizado de nomear e identificar as partes que a compõem.
Redes de computadores são muito mais comuns no dia-a-dia das pessoas do  que normalmente se imagina. É um grande engano pensar que a Internet é a  única com a qual se convive. Toda vez que se usa um  cartão de crédito,  um caixa eletrônico ou se faz uma chamada telefônica, os serviços de  uma rede estão sendo usados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário