domingo, 22 de janeiro de 2012

Tipos de Storages

O Storage é o componente principal do sistema de armazenamento. Diferente do servidor de arquivos, um storage pode ser visualizado como um servidor de discos. Quando conectado ao storage, um servidor só enxerga os discos no storage e utiliza o sistema de arquivos fornecido pelo próprio sistema operacional. 

Os servidores são conectados ao storage localmente ou usando tecnologias adequadas de comunicação em rede, tais como fibre channel ou iSCSI e permitindo acesso aos discos que compõem o storage. As portas de conexão são estendidas para os discos, internamente por meio de canais de E/S. Grandes subsistemas de discos podem ter diversas portas de conexão, controladoras redundantes e canais de E/S internos, podendo armazenar vários terabytes e até petabytes de dados.

A conexão realizada via rede aumenta a capacidade de servidores que podem ser conectados ao storage e otimiza o uso dos discos. Outro aspecto importante do uso do storage em rede é que o espaço em disco livre pode ser vinculado a qualquer servidor conectado ao storage. O que resolve o principal problema do uso local de discos onde discos subutilizados não podem ser utilizados de maneira convencional por outros servidores.

Tipos de Storages
 
O storage pode ser dividido em três tipos, como veremos a seguir:

JBOD: se o subsistema de disco não possui controladora interna é considerado um Just a Bunch os Disks (JBOD). No caso de JBOD as controladoras não possuem a tecnologia RAID e fazem parte do servidor que estará conectado ao storage.

RAID: Redundant Array of Independent Disks (RAID) consiste em um conjunto de dois ou mais discos, com dois objetivos básicos: tornar mais rápido o acesso aos dados gravados em disco – para isso é usada a técnica de divisão de dados (data stripping); e trazer mais segurança para os dados – neste caso é usada a técnica de espelhamento (mirroring). Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto. Os tipos de RAID mais utilizados são: 0, 1, 5, 6, 0+1 e 10. Todos são basicamente a combinação dos RAID 0 e 1, acrescentando outras técnicas para melhorar o uso dos discos.

LUN:  o Logical Unit Number (LUN) é o número usado em um storage para identificar uma unidade lógica, que é um dispositivo endereçado pelo protocolo SCSI ou similares, como Fibre Channel ou iSCSI.
  • Unidade Lógica:  a partir de um grupo de discos físicos, configurados em RAID, passamos a ter um disco único. Esse disco então pode ser dividido em vários “pedaços” de tamanho variável; para cada pedaço é associado um número, o Número da Unidade Lógica (LUN).






Fonte: Material da Escola Superior de Redes RNP, sobre Virtualização de Servidores, disponível no Scribd.

Um comentário:

  1. Conheça a linha de storages da Infortrend em: http://www.infortrendbrasil.com.br/storages

    ResponderExcluir