sexta-feira, 9 de março de 2012

Modificando o Custo do Link

Quando a interface serial não estiver realmente operando à velocidade de T1 padrão, a interface exigirá uma modificação manual. Ambos os lados do link devem ser configurados para ter o mesmo valor. Ambos os comandos de interface bandwidth ou ip ospf cost alcançam este objetivo - um valor preciso para uso pelo OSPF na determinação da melhor rota.


O comando bandwidth

O comando bandwidth é utilizado para modificar o valor de largura de banda utilizado pelo IOS para calcular a métrica de custo do OSPF.
 
Router(config-if)#bandwidth bandwidth-kbps
 

A figura mostra os comandos bandwidth utilizados para modificar os custos de todas as interfaces seriais na topologia. Para R1, o comando show ip ospf interface mostra que o custo do link 0/0/0 Serial agora é de 1562, o resultado do cálculo do custo da implementação OSPF da Cisco 100.000.000/64.000.


O comando ip ospf cost

Um método alternativo para utilizar o comando bandwidth é utilizar o comando ip ospf cost, que permite especificar diretamente o custo de uma interface. Por exemplo, em R1, nós podemos configurar a Serial 0/0/0 com o seguinte comando:

R1(config)#interface serial 0/0/0
R1(config-if)#ip ospf cost 1562


Obviamente, isto não alteraria a saída de comando show ip ospf interface, que ainda mostra o custo como 1562. Este será o mesmo custo calculado pelo IOS quando nós configurarmos a largura de banda como 64.


O comando bandwidth vs o comando ip ospf cost

O comando ip ospf cost é útil em ambientes com vários fornecedores em que os roteadores que não são da Cisco utilizam uma métrica diferente da largura de banda para calcular os custos de OSPF. A principal diferença entre os dois comandos é que o comando bandwidth utiliza o resultado do cálculo de custo para determinar o custo do link. O comando ip ospf cost ignora este cálculo definindo diretamente o custo do link para um valor específico.

A figura mostra as duas alternativas que podem ser utilizadas para modificar os custos dos links seriais na topologia. O lado direito da figura mostra o comando ip ospf cost equivalente aos comandos bandwidth à esquerda.



Fonte: Texto e imagens retirados do material CCNA Exploration 4.0 na parte de Protocolos e Conceitos de Roteamento.

Um comentário: